quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


500 dias para a Copa 2014: confira o andamento de 101 obras do Mundial

Dos projetos da Matriz de Responsabilidades, 69 estão em andamento e 14 ainda não começaram

Obras da Arena Pernambuco atingiram 83%: plano de aceleração (crédito: Eduardo Martino)
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Diego Salgado 
Confirmado como país-sede da Copa do Mundo 2014 há exatos 1.918 dias - ou 63 meses -, o Brasil concluiu apenas doze projetos ligados à competição. Agora, a 500 dias do jogo de abertura, que será realizado no dia 12 de junho de 2014, o país ainda precisa executar 83 obras - catorze nem começaram e 69 estão em andamento. No total, são 101 projetos relativos à mobilidade urbana, aos estádios e aos aeroportos. Seis foram excluídos da Matriz de Responsabilidades.
Os projetos de mobilidade urbana estão no topo da lista dos atrasados. Dos 58 projetos, apenas um foi concluído: um viaduto no entorno da Arena Pernambuco. Oito ainda não saíram do papel e 44 estão em andamento. O destaque positivo é Belo Horizonte e Recife, que iniciaram todas as obras previstas para a Copa. Na outra ponta, estão Brasília, Manaus, Natal e São Paulo, que tiveram projetos excluídos da Matriz, com conclusão adiada para depois do Mundial.
Dos doze estádios da Copa do Mundo, dois foram entregues em dezembro do ano passado: o Castelão, em Fortaleza, e o Mineirão, em Belo Horizonte. Quatro tiveram a data de conclusão alterada: Arena Pernambuco (83% de conclusão), Fonte Nova (92%), Mané Garrincha (87%) e Maracanã (80%). Os estádios, que completam a lista dos seis arenas da Copa das Confederações, tinham prazo de término marcado para o final de 2012. Agora, serão entregues entre março e abril deste ano.
O restante das cidades-sede, Cuiabá/Arena Pantanal (55%), Curitiba/Arena da Baixada (55%), Manaus/Arena da Amazônia (50%), Natal/Arena das Dunas (50%), Porto Alegre/Beira-Rio (55%) e São Paulo/Arena Corinthians (62%) irão finalizar suas obras até dezembro de 2013.
Nos aeroportos da Copa - treze no total -, serão 30 obras até o Mundial. Nove já foram entregues, incluindo quatro MOPs (Módulos Operacionais Provisórios). Em Brasília, a Infraero também finalizou a reforma no corpo central do aeroporto. Em Curitiba, foram concluídos os trabalhos na pista de pouso e decolagem. Em Cumbica, a estatal entregou a ampliação do sistema de pistas, além da implantação do terminal de passageiros 4 e a terraplanagem do Terminal de Passageiros 3.
A Infraero dá andamento a mais onze obras, enquanto a iniciativa privada está à frente de quatro empreendimentos. Das sete obras não iniciadas, uma ainda está na fase de projetos: a reforma e ampliação do terminal de passageiros do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A cidade também teve uma intervenção excluída, a ampliação da pista de pouso e decolagem. Quatro aeroportos estão com o processo licitatório praticamente finalizado: são duas obras em Confins (Belo Horizonte), além de um projeto em Curitiba, Recife e Salvador cada.
Confira o panorama em cada setor e em cada cidade-sede:
Estádios
Belo Horizonte
O Mineirão foi concluído no dia 21 de dezembro de 2012, após 29 meses em obras.
Brasília
O Estádio Nacional Mané Garrincha seria entregue em dezembro. A conclusão ocorrerá, agora, em abril. Os trabalhos estão 87% executados e concentram-se na montagem da cobertura, com a instalação de 48 treliças da cobertura.
CuiabáA Arena Pantanal está com 55% de execução e apresentou o menor ritmo de obras de 2012, com menos de 2 pontos percentuais por mês. O estádio será entregue em dezembro deste ano.
Curitiba
Com 55% de conclusão, a Arena da Baixada também terá de aumentar o ritmo de obras. No ano passado, os trabalhos avançaram apenas 18 pontos percentuais. Agora, 45% da obras precisa ser executada em 11 meses.
Fortaleza
Estádio mais avançado da Copa durante toda a preparação, o Castelão foi entregue no dia 16 de dezembro de 2012.
Manaus
A Arena da Amazônia figura entre os estádios mais atrasados da Copa, com 50%. Em 2012, avançou apenas 20 pontos percentuais.
Natal
A Arena das Dunas chegou à metade da execução no começo deste ano. Agora, a capital potiguar tem 11 meses para concluir os 50% restantes.
Porto Alegre
Um dos seis estádios que serão usados apenas na Copa do Mundo, o Beira-Rio apresenta 55% de conclusão. O término está previsto para dezembro deste ano. A principal frente de trabalho ocorre nos quadrantes da arquibancada inferior.
Recife
A Arena Pernambuco, garantida na Copa das Confederações, chegou a 83% de execução. Um plano de aceleração foi implantado para que os trabalhos avançassem. A obra alcançou 55 pontos percentuais em 2012.
Rio de Janeiro
O palco da final da Copa das Confederações e do Mundial 2014 não teve o índice atualizado pelo governo do Rio. A última marcação aponta 80% de execução. O Maracanã será entregue em abril e receberá o amistoso Brasil e Inglaterra no dia 2 de junho. Os trabalhos concentram-se na nova cobertura da arena.
Salvador
A Fonte Nova deve ser o próximo estádio finalizado para a Copa das Confederações. Com 92% das obras concluídas, os trabalhos estão na fase de acabamento. A reabertura ocorrerá no final de março.
São Paulo A Arena Corinthians atingiu 62% de execução neste mês. O estádio será entregue à Fifa com 92% de conclusão em relação ao projeto do Corinthians. Os trabalhos devem ser finalizados até dezembro deste ano e, segundo o governo paulista, cumprirão todas as exigências da entidade.
Obras de terraplenagem em Cumbica foi entregue pela Infraero (crédito: Infraero/Divulgação)

Aeroportos (31 projetos/obras)

Belo Horizonte
O aeroporto de Confins tem três obras previstas. O terminal principal é ampliado há 15 meses. Já os trabalhos de ampliação da pista e do sistema de pátio devem começar em breve, pois a licitação já foi concluída. O processo licitatório relativo ao terminal 3 ainda está em andamento.
Brasília
Na capital federal, a Infraero é responsável por duas obras no JK, já finalizadas: a implantação do MOP e a reforma no corpo central do terminal. A ampliação do terminal está a cargo da concessionária que venceu o leilão pelo aeroporto.
Cuiabá
O aeroporto Marechal Rondon tem duas intervenções previstas para a Copa. Uma está concluída: a do MOP. A outra está em andamento: a reforma e ampliação do terminal de passageiros, além da adequação do sistema viário e da construção do estacionamento.
Curitiba
Serão três obras no Afonso Pena. A ampliação do terminal está na fase final de licitação. A restauração da pista foi concluída pela Infraero, enquanto a ampliação do pátio está em execução.
Fortaleza
Único projeto da Copa, a ampliação do terminal do aeroporto Pinto Martins ocorre desde junho de 2012, com conclusão prevista para dezembro deste ano.
Manaus
Em obras no terminal desde novembro de 2011, o aeroporto Eduardo Gomes avança na ampliação do terminal de passageiros: 46% dos trabalhos estão concluídos.
Natal
As obras de terraplanagem do aeroporto São Gonçalo do Amarante, sob responsabilidade da Infraero, serão entregues em novembro de 2013. A concessionária construirá o terminal. A primeira fase deve ser entregue até a Copa do Mundo.
Porto Alegre
A capital gaúcha tem as obras mais atrasadas do setor: a ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto Salgado Filho foi excluída da Matriz de Responsabilidades. Já a ampliação do terminal de passageiros ainda está na fase de projetos. A Infraero, porém, entregou uma obra, o MOP.
Recife
A única obra do aeroporto Gilberto Freyre está na fase final da licitação. Ela está ligada à construção da torre de controle. A conclusão dos trabalhos está prevista para dezembro de 2013.
Rio de Janeiro
Todas as três obras estão em andamento. As reformas dos terminais 1 e 2 do Galeão devem ser concluídas até dezembro de 2013. Já a entrega do sistema de pista e pátio está prevista para outubro.
Salvador
O aeroporto baiano tem duas obras em andamento: a construção da nova torre de controle e a ampliação do pátio de aeronaves. Previstos para janeiro de 2014, os trabalhos no terminal, já contratados, serão iniciados em breve.
São Paulo
Em Cumbica, a Infraero concluiu a ampliação do sistema de pistas, além da implantação do Terminal de passageiros 4 e a terraplanagem do Terminal de passageiros 3. A concessionária será responsável pela fase 2 do Terminal 4, além da construção do Terminal 3.
Em Viracopos, a estatal entregou o MOP em agosto de 2011. Como em Guarulhos, agora, uma concessionária está à frente das obras de ampliação do terminal.

Mobilidade (58 projetos/obras)
Belo Horizonte (8)A capital mineira ocupa a liderança no andamento das obras de mobilidade. No total, são oito projetos, todos iniciados. O BRT Cristiano Machado  está 52% executado e deve ser entregue, segundo a Matriz de Responsabilidades, em junho deste ano.
Brasília (2)O VLT Aeroporto/Asa Sul  foi excluído da Matriz de Responsabilidades e ficará pronto após a Copa do Mundo. A ampliação da via de acesso ao aeroporto JK teve o início dos trabalhos adiado. A conclusão deve ocorrer em dezembro deste ano.
Cuiabá (3)Após alguns entraves, o VLT Cuiabá/Várzea Grande começou a ser executado. Com 6% de conclusão em novembro do ano passado, o projeto deve ser finalizado em maio de 2014, às vésperas do Mundial. A capital do Mato Grosso ainda tem mais duas obras de mobilidade previstas.
Curitiba (8)A cidade tem oito obras previstas até maio de 2014. Duas ainda não começaram. O BRT Extensão da Linha Verde Sul tem 6% de conclusão. A previsão era que 88% dos trabalhos estivessem executados até o final de 2012.
Fortaleza (6)Com seis projetos de mobilidade, a capital cearense iniciou todos os trabalhos. A obra mais avançada é do BRT Avenida Alberto Craveiro, que atingiu 21% de conclusão em novembro de 2012.
Manaus (2)Assim como Brasília, Manaus também teve seu principal projeto excluído da lista da Copa. O Monotrilho Norte/Centro será entregue após a competição. O mesmo ocorrerá com o BRT Eixo Leste/Centro.
Natal (4)A capital potiguar também teve um projeto excluído da Matriz: a reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire. Outras duas obras ainda não começaram. A única intervenção em andamento é o Corredor Estruturante, com 3% de execução e entrega prevista para maio de 2014.
Porto Alegre (11)Sede com o maior número de projetos de mobilidade, 11, Porto Alegre ainda precisa dar início a duas obras: o prolongamento da avenida Severo Dullius e as vias de acesso ao estádio Beira-Rio. O BRT Bento Gonçalves, iniciado em março de 2012, está com 8% de conclusão.
Recife (7)Ao lado de Belo Horizonte, a cidade também iniciou todos as obras de mobilidade. Um deles, no entorno da Arena Pernambuco, já foi entregue. Já o BRT Norte/Sul, quase 30% executado, será finalizado até setembro de 2013.
Rio de Janeiro (3)Além das obras do BRT Transcarioca, com o primeiro lote 53% executado, o Rio ainda terá duas intervenções no entorno do Maracanã. Elas serão finalizadas até maio de 2014. Já o BRT deve estar pronto no final deste ano.
Salvador (2)A cidade tem apenas dois projetos de mobilidade, ambos ligados à área de entorno da Fonte Nova.
 
São Paulo (2)A capital paulista completa a lista de projetos excluídos da Matriz. O Monotrilho Linha-17 Ouro  também será concluído após a Copa. São Paulo terá apenas uma obra de mobilidade até o torneio: as intervenções viárias ao lado da Arena Corinthians. Os trabalhos devem ser concluídos até abril de 2014.

Mané Garrincha custará R$ 1,2 bilhão, aponta relatório do TCDF

Tribunal de Contas do Distrito Federal lista 19 aditivos e quatro licitações à parte

Obras do Mané Garrincha estão em andamento há 31 meses (crédito: Antonio Cruz/ABr)
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Da redação 
Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha custará R$ 1,2 bilhão. O valor foi divulgado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), no relatório de auditoria. Parte do documento foi trazido à tona por  uma reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" do último domingo.
O documento lista todos os aditivos ocorridos durante a construção. No total, foram 19, responsáveis por um acréscimo de R$ 337 milhões. Como o valor de contrato era de R$ 696 milhões, o custo do Mané Garrincha já passaria de R$ 1 bilhão.
Há, no entanto, o custo de outras instalações do estádio, como a cobertura, os assentos, o gramado e o placar eletrônico. Os equipamentos, juntos, custarão R$ 193,1 milhões, elevando o preço do estádio para mais de R$ 1,2 bilhão.
De acordo com Manoel de Andrade, conselheiro do TCDF, as mudanças no projeto são responsáveis pelo aumento. "A Fifa tem acompanhado e sugeriu, conforme consta nos relatórios, alterações no projeto que resultaram em um encarecimento da obra. A ação do tribunal é para verificar a pertinência desses aumentos no custo da construção", disse em entrevista à TV Globo.
O TCDF afirma que as ações de auditoria já promoveram ajustes técnicos e financeiros nos contratos de licitação do estádio. Isso resultou em uma economia de R$ 99 milhões aos cofres públicos. Agora, o tribunal analisa possíveis irregularidades nos valores do estádio. Ele seriam superiores aos praticados no mercado, com montante de R$ 112 milhões.
"O importante é saber se está tendo duplicação de ação. Se o estado está pagando duas vezes pela mesma coisa. O tribunal está vigilante em relação a isso", afirmou Andrade.
O Mané Garrincha está em obras desde julho de 2010. Com 87% de conclusão, o estádio será reaberto no dia 21 de abril deste ano. No dia 15 de junho, receberá o jogo de abertura da Copa das Confederações. No Mundial 2014, será palco de mais sete partidas.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Ano de sorte ou azar?

Um ano terminado com o notório número das superstições é bom ou ruim? Zagallo diria que é bom. E, se considerarmos que diziam que o mundo iria acabar em 2012 por causa de Um tal calendário maia, podemos nos dar por felizes. Mesmo assim, é bom ficar de pé atrás. e, para isso, analisamos o que aconteceu no mundo em outros anos terminados em 13 nos últimos cinco séculos, desde o descobrimento do Brasil
1513
Por um lado, ano de sorte: o explorador Juan Ponce de León foi o primeiro europeu a pisar em alguma parte do que hoje é o território dos Estados Unidos – ele desembarcou na Flórida achando que era apenas uma ilha no oceano. Em contrapartida, foi o ano em que Maquiavel escreveu O Príncipe, o livro que até hoje serve de guia de frieza, calculismo e, ora, maquiavelismo para políticos em particular e famintos pelo poder em geral.
1613
Mau ano para as artes. Numa das primeiras apresentações da peça Henrique VIII, uma das derradeiras criações de William Shakespeare, o disparo de um canhão de cena atingiu o teto e provocou um incêndio que destruiu totalmente o Globe Theatre de Londres. Hoje existe no mesmo local o Shakespeare’s Globe, uma recriação moderna inaugurada em 1997.
1713
A barra estava pesada na Europa com nações em guerra por causa da sucessão do trono da Espanha. Mas a poeira baixou em abril com a assinatura do Tratado de Utrecht, que deu fim aos combates.
1813
Dias tensos. O bicho pegava na Guerra Anglo-Americana entre Estados Unidos e seus antigos colonizadores do Reino Unido – as batalhas só terminariam no ano seguinte. E a Europa ainda amargava as Guerras Napoleônicas, que só iriam terminar em 1815 com a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo.
1913
Pode-se considerar um ano de sorte porque foi o último de paz antes da Primeira Guerra Mundial. Mas os ânimos estavam quentes. Quase sempre pacíficos, amantes da música clássica trocaram ofensas e agressões em Paris na apresentação do ousado balé modernista A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. E o clima também estava pelando. O Vale da Morte, na Califórnia, teve a temperatura mais alta já registrada na Terra até o fechamento desta edição: 56,7 °C. O aquecimento global nem é tão novo assim.
2013
Será de sorte se:

➔ as economias da Europa, dos Estados Unidos e do Japão saírem da crise que só parece aumentar.
➔ a economia do Brasil se livrar do encolhimento dos últimos dois anos.
➔ os países do Oriente Médio pararem com conflitos, bombardeios e evitarem algo ainda mais amplo e trágico.
Será de azar se:
➔ todas as previsões mais pessimistas a respeito desses itens se confirmarem.
ESPORTES
Ano do esquenta-copa

No Brasil, será um ano de “aquecimento” para os grandes eventos de 2014: as eleições de presidente, governadores, senadores e deputados e,  laro, a Copa do Mundo que será aqui de novo depois de 64 anos. As eleições têm muitas manobras de bastidores, mas nenhum ensaio geral até o dia de votar. Já o mundial oferecerá alguns aperitivos ainda neste ano – como a Copa das Confederações, que dará as primeiras respostas à pergunta “Que diabos de Seleção o Felipão vai montar?”.
Quem pode aparecer na Seleção do Felipão?
Bernard Craque-revelação do Atlético Mineiro em 2012.
Wellington nem A bela surpresa do Fluminense na conquista do Brasileirão.
Luan Esforçado mas tosco xodó do Felipão no Palmeiras de 2012. Que ganhou a Copa do Brasil no mata-mata.
Felipe Melo Sim, aquele que afundou o Brasil em 2010. Bruto, duro, volantão como Felipão gosta. Imagine uma proposta de “recuperação de imagem” como Parreira fez com Dunga de 1990 para 1994. Pior: agora o Felipe Melo sabe até jogar no gol (defendeu pênalti na Itália) e pode virar curinga! taiti BraSil AGO/1993 137º 8º
Bem-vindo, Taiti
A Copa das Confederações, trailer da Copa do Mundo, acontecerá de 15 a 30 de junho em seis cidades brasileiras. Entre os times definidos, Brasil, spanha, Uruguai, Itália, México e Japão já são manjados. A curiosidade é o Taiti, que pela primeira vez foi campeão da Oceania – e que já caiu nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Vejamos o histórico dos taitianos no ranking da Fifa:
(*) Colocação mais alta (**) Colocação mais baixa
JAN/2000 140º 1º
AGO/2002 111º (*) 1º
JUL/2006 164º 1º
MAR/2010 195º (**) 2º
JAN/2012 184º 6º
NOV/2012 139º 13º
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segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


Fonte Nova muda projeto mesmo sem exigência da Fifa

Governo confirma instalação de cadeiras temporárias em vão previsto no projeto original

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Da redação 
A poucos meses de ser concluída, a arena Fonte Nova, em Salvador, teve uma significativa alteração em seu projeto arquitetônico. A Secretaria da Copa na Bahia confirmou hoje (15) que vai instalar cinco mil assentos provisórios na "abertura da ferradura" do estádio baiano.
A licitação, em forma de pregão presencial e do tipo menor preço, acontece nesta quarta-feira (16) às 14h30. Não há, por ora, uma estimativa de quanto irá custar a obra, mas o edital estipula que as arquibancadas removíveis devem ser montadas até abril deste ano, a tempo da Copa das Confederações.
Vale lembrar que o estádio deve ser entregue à população no dia 28 de fevereiro e ser inaugurado com bola rolando em 29 de março.
A participação de Salvador no evento-teste da Copa, no entanto, não esteve condicionada em nenhum momento ao aumento de capacidade. O caderno de encargos da Fifa diz que, mesmo para uma final de Copa das Confederações, a capacidade mínima é de 50 mil lugares, número que a Fonte Nova já atingia.
Nesta competição, a arena baiana receberá três jogos, sendo dois na primeira fase (entre eles o duelo entre Brasil e Itália) e uma disputa entre terceiro e quarto lugares.

Vão da Fonte Nova será fechado com cinco mil lugares provisórios (crédito: Divulgação)
Mudança de projetoCom a decisão da Secopa e do consórcio responsável pelas obras, a Fonte Nova perde um dos diferenciais do projeto, a "abertura da ferradura", que tem dois propósitos: a vista para o Dique do Tororó, importante manancial de Salvador, e a homenagem ao projeto da antiga Fonte Nova, que também contava com o vão.
A instalação de arquibancadas temporárias no espaço já era estudada pelo governo baiano há muito tempo, favorável ao aumento de 50 mil para 55 mil espectadores no estádio.
A mudança, em cima da hora, acarreta em problemas para Salvador, na opinião do diretor do Portal 2014, Rodrigo Prada. "Isso não é exigência para os jogos que Salvador sediará na Copa do Mundo. E como Salvador não fica com a receita da bilheteria, é um verdadeiro desperdício construir estas arquibancadas provisórias", afirma.
Prada ainda lembra que a mudança "desfigura o projeto original, que permitia vista para o Dique do Tororó".
Entre amigos
Matéria do diário "Lance" em dezembro de 2011 revelava que as cadeiras extras de Salvador seriam construídas por "amigos" da Fifa. O texto citava a suíça Nussli, a mesma que construiu os assentos provisórios do Green Point, da Cidade do Cabo, na África do Sul, como favorita para vencer a concorrência.

PRIMEIROS CAMAROTES DA ARENA FONTE NOVA ESTÃO PRONTOS. VEJA FOTOS
No total, serão 71 espaços, com mil assentos. As cadeiras são acolchoadas, com braço e estofamento em poliuretano. Previsão de entrega da obra do estádio é para o dia 28 de fevereiro
Com mais de 90% da obra concluída, a Arena Fonte Nova, em Salvador, já está com os primeiros camarotes prontos. A construtora responsável pelo estádio baiano divulgou nessa sexta-feira (18.01) fotos do interior dos espaços de hospitalidade nas páginas oficiais da arena nas redes sociais. No total, serão 71 camarotes, com mil assentos.  As cadeiras possuem assento acolchoado, braço e estofamento em poliuretano.
Erik Salles BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação
Erik Salles BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação#

A arena da capital baiana vai receber três jogos da Copa das Confederações e outros seis da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A data prevista para a entrega da obra é o dia 28 de fevereiro. A intenção do governo da Bahia é realizar o jogo inaugural da Fonte Nova no dia 29 de março, data da fundação de Salvador. No novo perfil do estádio nas redes sociais, também é possível ver as projeções de espaços como vestiários, salas de negócios e estacionamento.
Erik Salles BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação
Erik Salles BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação#

Depois de pronta, a Fonte Nova terá cobertura com estrutura metálica leve, 2.100 assentos VIP, 94 banheiros, sendo 23 para deficientes, 39 quiosques de alimentação, restaurante panorâmico, área de imprensa, estacionamento coberto com aproximadamente 2 mil vagas e um museu do futebol. Projetado para ser uma arena multiuso, o estádio também poderá receber shows musicais e outros eventos culturais.
Atualmente, a obra do estádio conta com o apoio de 3.150 trabalhadores. O investimento total é de R$ 591,7 milhões, dos quais R$ 323,6 milhões de financiamento federal.
Erik Salles BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação
Erik Salles BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação#

Erik Salles BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação
Erik Salles BAPRESS / Arena Fonte Nova / Divulgação#

Fonte: Arena Fonte Nova

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Quinta edição da “Rio Music Conference” acontece em fevereiro

O maior encontro de música eletrônica da América Latina começa dia 01/02
Que em fevereiro tem carnaval, todos sabemos – incluindo Jorge Ben Jor. Mas na cidade onde o samba pede passagem na Marquês de Sapucaí, o segundo mês do ano terá também o som de baterias eletrônicas. Os mestres dessas baterias são nada mais nada menos do que os TOP DJs TiestoFatboy SlimRichie HawtinBob Sinclar e Erick Morillo, que se unem a grandes nomes da cena brasileira na quinta edição da Rio Music Conference.
O evento é considerado o maior encontro da cena eletrônica da América Latina e vai rolar na capital carioca entre os dias 1º e 12 de fevereiro. Profissionais do ramo e o público em geral poderão aproveitar feiras de negócios, palestras e workshops com apresentações de alguns dos melhores DJs do mundo. O local escolhido para sediar os trabalhos é o Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana, e será palco para discussões sobre o papel relevante da indústria criativa na economia e na cultura do Brasil e do mundo.
Segundo dados do Rio Music Conference, o mercado de música eletrônica no Brasil cresceu 26% em 2012, atingindo um público de 24 milhões de pessoas no país. “Este crescimento significativo aconteceu por diversas razões: o DJ virou definitivamente um astro (David Guetta, Tiësto, Fatboy Slim), a música eletrônica entrou na produção musical de vários ritmos, como hip hop (Black Eyed Peas), bossa nova (Donatinho e Paula Morelembaum), pop (Madonna com os cariocas Felguk) e por isso sua execução faz parte da programação de praticamente todas as casas noturnas e festas do Brasil”, afirma Claudio da Rocha Miranda Filho, organizador do evento.
Mas em um encontro com DJs renomados e badalados não pode faltar o agito das pistas. Por isso vão rolar festas em pontos do Rio de Janeiro durante os dias do evento. Essa programação recebera o nome de Club Week. Por fim, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, rola o festival que encerra a Rio Music Conference na Marina da Glória.
Eis que entrarão em cena os DJs TiëstoFatboy SlimRichie HawtinBob Sinclair e Erick Morillo, além dos brasileiros Rodrigo VieiraRoger LyraMemêMary OlivettiAsk2Quit eMauricio Lopes.
A previsão da organização é receber 30 mil pessoas ao longo dos 12 dias do evento.
Veja abaixo a programação completa da Rio Music Conference:
Data: 1 e 2 de fevereiro
Horário: das 14h00 às 22h00
Local: Hotel Pestana Rio Atlântica
Endereço: Avenida Atlântica, 2964 (Copacabana – Rio de Janeiro/RJ)
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Palestras e workshops com vagas limitadas e inscrições podem ser feitas pelo sitewww.riomusicconference.com.br
Festa de abertura
Data: 01/02
Local: The Week Rio
Endereço: Rua Sacadura Cabral, 154 (Saúde – Rio de Janeiro/RJ)
Classificação: 18 anos
Logo após o término do primeiro dia da conferência, acontece a noite de abertura do RMC com a dupla carioca Felguk, que ficou mundialmente conhecida após a parceria com Madonna.
Line up do festival
Sexta-feira – 8 de fevereiro
Tiësto
Mary Olivetti
Marcelo CIC
Sábado – 9 de fevereiro
Fatboy Slim
Tom Staar
Paula Pedroza
Rodrigo Ferrari
Domingo – 10 de fevereiro (noite assinada pelo D-EDGE)
Richie Hawtin
Matador (live)
Kings of Swingers
Maurício Lopes
Segunda-feira – 11 de fevereiro
Bob Sinclar
Memê
Roger Lyra
Johnny Glovez
Terça-feira – 12 de fevereiro
Erick Morillo
Ask2Quit
Rodrigo Vieira
House Spirit Brazil (Rodrigo Sha & Rafael Nazaret)
Serviço do festival
Local: Marina da Glória
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, s/n (Marina da Gloria – Rio de Janeiro/RJ)
Classificação: 18 anos
Pontos de venda:
Lojas My Place (Rio Sul, Ipanema, Barra Shopping, Centro e Shopping Iguatemi)
Lojas South (Barra Shopping, Via Parque, Centro, Shopping Tijuca, Búzios, Petrópolis, Macaé e Plaza Shopping Niterói)
Loja Banco de Areia (Rio Sul)
Vendas online: www.ingressocerto.com.br ou www.ingressomais.com.br
Para mais informações acesse a página oficial do evento.
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