“Copa das Confederações será nosso cartão de visitas"
© Getty Images
Pela primeira vez o Riocentro, nova “casa” do Comitê Organizador Local (COL), recebeu a reunião de diretoria com representantes do COL, da FIFA e do Governo Federal, que ocorre a cada seis semanas. Após o encontro, as autoridades presentes participaram de uma entrevista coletiva. O principal assunto foi a preparação para a Copa das Confederações da FIFA, com destaque para o anúncio de que as sedes do torneio serão confirmadas no próximo dia 8, em São Paulo. Confira abaixo as principais declarações:
José Maria Marin, presidente do Comitê Organizador Local
Estamos trabalhando em ritmo intenso para garantir que a Copa das Confederações da FIFA, que chamamos de Festival de Campeões, seja um espetáculo não só dentro do campo, mas também fora dele. Uma Copa das Confederações da FIFA é o melhor convite que podemos enviar ao mundo para a Copa do Mundo da FIFA, um ano depois.
Estamos monitorando de perto os estádios por meio de relatórios técnicos e cronogramas detalhados. É importante ressaltar que são necessários eventos-teste que garantam a segurança e o conforto de torcedores e jogadores. O grande momento de promover a Copa das Confederações da FIFA será ainda neste ano durante o sorteio, no dia 1º de dezembro, em São Paulo, quando receberemos mil pessoas na Anhembi. Em relação à Arena Pernambuco, estou confiante de que o estádio estará entre as seis sedes em 2013. Eu gostaria também de desejar uma pronta recuperação ao secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que vem sendo um grande parceiro na organização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil.
Bebeto, membro do Comitê Organizador Local
O sucesso da Copa das Confederações da FIFA será o nosso cartão de visitas de uma grande Copa do Mundo da FIFA que iremos realizar no ano seguinte. Eu já venci uma edição da Copa das Confederações da FIFA e sei que esta é uma excelente oportunidade para os jogadores conquistarem o seu espaço. Isso vale também para o Brasil como país-sede. A Copa das Confederações da FIFA será o início de tudo, pelo sucesso que virá pela frente. Tivemos aqui mais uma reunião de diretoria muito proveitosa, onde aprendi muito novamente vendo a evolução dos trabalhos. É uma alegria muito grande notar como os preparativos estão avançando. No entanto, lamentamos muito a ausência do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, e desejamos que logo ele esteja de volta ao trabalho.
Walter de Gregorio, diretor de comunicação e assuntos públicos da FIFA
Sobre o estado de saúde do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke
O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, está hospitalizado no Rio de Janeiro com uma infecção renal. Segundo a equipe médica, ele está respondendo bem ao tratamento.
Sorteio
Nosso próximo passo importante é o sorteio da Copa das Confederações da FIFA, no dia 1º de dezembro, no Anhembi, em São Paulo. Será um evento para mil pessoas numa área de 100 mil m2. Delegações dos sete times já classificados confirmaram presença. A seleção africana será definida no início do ano que vem.
Sobre Recife
A decisão em relação às sedes da Copa das Confederações da FIFA e a estratégia de venda de ingressos para o torneio serão anunciadas no dia 8 de novembro, em São Paulo. Hoje não podemos passar essa informação porque dependemos do conteúdo do próximo relatório técnico, que nos dirá com fatos e números se teremos ou não seis sedes na Copa das Confederações da FIFA. É muito importante ressaltar que são necessários eventos-teste para garantir que a operação das arenas transcorra sem problemas. Precisamos de tempo para checar e testar questões relacionadas a segurança, transporte, serviços médicos, etc.
Aldo Rebelo, Ministro do Esporte
Foi mais uma vez uma reunião muito produtiva, com atualizações de informações relacionadas à Copa das Confederações da FIFA e Copa do Mundo da FIFA, com o empenho do Governo e do Ministério do Esporte em trabalhar na mais próxima cooperação e em harmonia com o COL, a FIFA, os estados e as prefeituras para que o país cumpra as suas responsabilidades tanto da preparação como da organização dos dois eventos.
Sobre Recife
A previsão inicial é de seis estádios para a Copa das Confederações da FIFA: Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A decisão final será anunciada no início de novembro e até a decisão final nós trabalhamos com a hipótese dos seis estádios. Quanto à evolução das obras da Arena Pernambuco, a observação e o acompanhamento do Governo apontam um esforço muito grande do governo do estado e da construtora. A Arena Pernambuco é um estádio que tem evoluído em ritmo acelerado e, mantendo esse ritmo, estatisticamente é possível ter o estádio pronto antes da Copa das Confederações da FIFA.