A cada estação, compradores de lojas do mundo inteiro vão a Florença, na Itália, para conhecer as próximas coleções de moda masculina europeias na feira Pitti Uomo. É lá que as tendências surgem, e é lá onde, dizem, estão os homens mais bem-vestidos do mundo. VIP foi até o evento conferir tudo de perto e traz aqui alguns dos principais destaques.
1 Cores vibrantes
As cores favoritas da estação são amarelo, azul, verde-limão e laranja-avermelhado. É preciso encontrar o equilíbrio certo na hora de fazer as combinações de cores para não parecer um papagaio. Combinar duas cores com alguma peça branca tem mais chances de dar certo.
2 Calças de alfaiataria mais curtas
O comprimento agora é um pouco acima do tornozelo, revelando meias coloridas ou até mesmo sapatos usados sem meias.
3 Verde-oliva
A marca italiana Valentino trouxe muitas roupas de inspiração militar em parkas e trench coats. Junto com o camuflado, o verde-oliva apareceu não apenas nesse desfile como também entre os visitantes da feira em Florença.
4 Camisa Havaiana
Muitas vezes malvista por ser informal demais, agora ela sai da mala de férias para entrar na vida urbana. A dica é escolher uma camisa com um caimento slim fit e usá-la em ocasiões fora do trabalho.
5 Blazer de abotoamento duplo
Clássico da moda italiana e que sempre deixa o homem bem vestido. O corte dessa vez é mais próximo do corpo e tem aparecido em tons claros ou pastel. Dica: quando estiver muito calor, use o blazer jogado por cima dos ombros.
6 Listras verticais
Podem estar em calças, camisas ou jaquetas. O item que promete ser o mais cobiçado são as calças com apenas duas listras nas laterais.
7 Tecidos high-tech
Muitas peças têm um acabamento de vedação, que traz aquele aspecto encerado ou emborrachado.  Na foto, peças da marca italiana Stone Island, conhecida por seus tecidos altamente tecnológicos.
8 Bolsas moles
As bolsas agora estão menos estruturadas e mais maleáveis. A maioria vem com uma alça só e tem a vantagem de possuir muitos compartimentos internos para gadgets.
9 Blazer usado com bermuda
Combinação ideal para o calor brasileiro, mas apenas para quem não tem medo de arriscar. No ambiente de trabalho, nem pensar.
10 Gravata de crochê
Um clássico que está de volta, pelo menos entre os italianos mais tradicionais da Pitti Uomo. As mais usadas no momento são as gravatas listradas horizontalmente e com ponta quadrada. Os melhores nós para esse tipo de gravata são o simples ou o oriental.
Mas, afinal, o que é Pitti Uomo?
A Pitti Uomo é uma feira de negócios voltada para moda masculina que acontece duas vezes por ano em Florença. A primeira edição oficial ocorreu em setembro de 1972 criada pelas marcas italianas para atrair compradores de outros países europeus. Hoje o evento é um dos maiores do mundo no setor, com cerca de mil expositores e mais de 30 mil visitantes a cada edição.
É possível encontrar desde marcas de alfaiataria clássicas até marcas globais de jeanswear. Junto com Milão e Paris, a pequena Florença “dita” as tendências de moda masculina, seja pelas marcas que mostram suas coleções por lá em primeira mão, seja pelo público: sempre muitíssimo bem-vestido.
Outras tendências vistas nas araras da Pitti Uomo em Florença
- Lenços no pescoço
- Cores fluorescentes
- Óculos de armação redonda
- Sapatos e meias coloridas
- Roupas adequadas para ciclismo
- Uso do neoprene em jaquetas
Matéria publicada na Revista VIP de agosto de 2012.
Share