segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Festival Jazz na Fábrica terá John Pizzarelli e Cedar Walton

A segunda edição do evento trará shows de César Camargo Mariano, Airto Moreira e Girls in Airport no SESC Pompéia

http://www.camisasmyway.com.br/novidades.php

O guitarrista norte-americano John Pizzarelli faz um jazz tradicional com muito swing (Foto: Divulgação)
John Pizzarelli, Cedar Walton e Airto Moreira estão entre as 22 atrações internacionais e nacionais do 2° Jazz na Fábrica, que acontece de 6 a 30 de setembro no SESC Pompéia. O festival mistura diferentes estilos de jazz, com algumas incursões em pop e música eletrônica, em shows a preços populares e também com entrada gratuita. Os ingressos já estão à venda e custa entre R$ 5 e R$ 32.
O público poderá assistir a shows com o violinista francês Didier Lockwood, o trompetista suíço, Erik Truffaz, o contrabaixista israelense, Avishai Cohen, e a música eletrônica do duo paulistano Porto. Cyro Baptista mostrará seu projeto Beat the Donkey em show com os metais do grupo Bixiga70. César Camargo Mariano e Hélio Delmiro também fazem parte da programação.
O trio do pianista americano Cedar Walton toca nos dias 6 e 7 de setembro na Choperia do SESC Pompéia. Compositor e autor de sucessos como os standards Firm Roots e Cedar’s Blues, Walton já tocou com Wayne Shorter e Fred Hubbard, além de liderar o grupo funk Mobius, na década de 70.
Da nova geração, o pianista e beatmaker francês S.Mos apresenta remixes, scratchs live e intervenções ao teclado no dia 7. Na sequência sobe ao palco o pessoal do Nova Lapa Jazz, que mistura jazz com choro, choro de gafieira, samba, bossa e bolero.
Nos dias 8 e 9 de setembro, o israelense Avishai Cohen explora o puro jazz ao vivo. Ele começou a carreira como músico de rua e tocou baixo para Alicia Keys, Chick Corea, Bobby McFerrin. Nas mesmas noites, o discípulo de Stéphane Grappelli, Didier Lockwood, faz sua apresentação. O artista já tem mais de 30 álbuns gravados e um centro de criação na França.
Nos dias 13 e 14, Cyro Batista sobe ao palco com um show que mistura música e dança. Esse, aliás, é um dos quatro projetos que ele coordena em Nova York, com turnês acertadas pela Europa e Japão. O violonista americano Ralph Towner, que se apresenta no dia 14, explora a world music em projetos nos quais mescla folk, formas clássicas indianas e jazz avant-garde com influências da improvisação livre.
No dia 15 é a vez do quinteto instrumental Girls in Airports. O grupo reúne sonoridades Afro-Beat e Ethno Jazz para criar um novo som. Considerado uma das revelações do new jazz, o GiA lançou dois álbuns premiados. O Erik Truffaz Quartet prefere misturar hop hop, rock, funk, pop e jazz.
César Camargo Mariano apresenta-se no dia 22 com a formação tradicional que explorou no início da carreira, quando chamou a atenção dos críticos já aos 17 anos. Ele é acompanhado por Sizão Machado no baixo e Thiago Rabello, na bateria.
O guitarrista americano John Pizzarelli, que toca nos dias 22 e 23 na Choperia, vem a São Paulo para divulgar seu novo álbum, Double Exposure, mas arruma um espaço para tocar canções de George Gershwin, Johnny Mercer e Sammy Cahn.
Nos dias 27 e 28 é a vez do Royal Crown Revue, banda californiana que mistura swing jazz das big bands com be bop, jump blues e rockabilly dançante. No início da década de 2000, o RCR liderou a cena de “Neo Swing” nos EUA e Europa, ao lado de grupos revivalistas como a Brian Setzer Orchestra e o Squirrel Nut Zippers.
Airto Moreira e o dinamarquês Jacob Anderskov dividem o palco nos dias 29 e 30. Eles gravaram juntos o disco Ears to the Ground (2006), que devem mostrar ao vivo.

Jazz na Fábrica. De 6 a 30/9. SESC Pompéia, Rua Clélia, 93, Pompéia, tel. 3871-7700. Horário da bilheteria: ter. a sáb. 9h/21h e dom. e feriados 9h/19h (ingressos à venda em todas as unidades doSESC). sescsp.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário