segunda-feira, 13 de agosto de 2012


Os 100 retratos de Rizzo

Expostas no MuBE, fotografias do italiano Willy Rizzo retratam personalidades como Picasso, Dalí, Fellini e Marilyn Monroe

http://www.camisasmyway.com.br/

A atriz norte-americana Marilyn Monroe, fotografada por Willy Rizzo antes de sua morte: olhar triste
Por Maria Fernanda Vomero
O italiano Willy Rizzo era um jovem fotógrafo quando cobriu o Julgamento de Nuremberg, iniciado em 1945, logo após a II Guerra Mundial. Esteve também na Indochina no início dos anos 1950, durante os conflitos que resultaram na expulsão dos franceses da península. Foi o primeiro a clicar o papa Pio XII no Vaticano e fez imagens do popular general inglês Bernard Montgomery e do rei Mohammed V, figura essencial na independência do Marrocos. Embora tenha realizado reportagens fotográficas de destaque, Rizzo estava mesmo interessado em fazer retratos – especialmente de celebridades e estrelas do cinema, da moda e das artes. Radicado em Paris, foi um dos criadores da revista Paris Match, diretor artístico da Marie Claire francesa e trabalhou para publicações como Vogue, Playboy e Life. Diante de suas lentes passaram personalidades do mundo inteiro. Entre elas, a estilista Coco Chanel, os pintores Pablo Picasso e Salvador Dalí, o arquiteto Le Corbusier, o cineasta Federico Fellini, a cantora Maria Callas e as atrizes Brigitte Bardot e Marilyn Monroe, a quem fotografou semanas antes de sua morte. Essas e outras imagens compõem a exposição com 100 retratos feitos por Rizzo ao longo de sua carreira de mais de seis décadas. Aos 84 anos, ele continua a fotografar. “Esse é um campo de inesgotável invenção”, afirmou, certa vez.

RIZZO NO BRASIL De 10/8 a 2/9, ter. a dom. 10h/19h. Museu Brasileiro da Escultura – MuBE, Av. Europa, 218, Jardim Europa, tel. 2594-2601. Grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário