sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Tesouros do Vaticano chegam a São Paulo

Em cartaz até o dia 23 de dezembro, a exposição Esplendores do Vaticano traz uma sala dedicada a Michelangelo e outra a relíquias do Papa João Paulo II

http://www.camisasmyway.com.br/novidades.php

A réplica da Pietà, que ocupa a área central da galeria dedicada a Michelangelo (Foto: Soraia Yoshida / Editora Globo)
Por Soraia Yoshida
“Deus se expressa pela beleza”. A frase repetida pelo padre Juarez de Castro, da Arquidiocese de São Paulo, foi feita em tom de convite na apresentação da mostra Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte, que fica aberta ao público de 21 de setembro a 23 de dezembro na Oca, no Parque do Ibirapuera. A exposição reúne pinturas de mestres como Gian Lorenzo Bernini e Michelangelo, que ganha uma sala com a reprodução da Pietà e uma reconstrução em escala menor da Capela Sistina.
Dividida em 11 galerias, a exposição reúne 200 objetos de arte sacra que normalmente não ficam expostos nos museus da Cidade do Vaticano, na Itália. O Monsenhor Roberto Zagnolli, que veio ao Brasil especialmente para acompanhar a montagem de Esplendores do Vaticano, afirma que embora todos os objetos encontrados na Oca tenham uma ligação forte e direta com a Igreja Católica, a mostra foi cuidadosamente preparada para alcançar qualquer pessoa. “Qualquer um pode compreender o significado e a importância desta exposição e ter uma experiência própria durante a visita”, afirmou.
A galeria Sucessores de Pedro traz retratos e bustos dos papas (Foto: Soraia Yoshida / Editora Globo)
Entre os objetos de grande valor histórico estão um fragmento da parede vermelha do túmulo de São Pedro, descoberto em 1941, com a inscrição Petros Eni (“Pedro está aqui”). Na mesma ala é possível ver o tijolo do túmulo de São Paulo, do século II. Outro destaque histórico é um relicário com fragmentos de ossos dos santos Pedro, Paulo, Ana e José.
É o Renascimento, porém, que ocupa um espaço maior na mostra, com uma galeria dedicada ao movimento que reconstrói as bases artísticas, e outra ao artista cujo trabalho atrai milhões de pessoas ao Vaticano: Michelangelo Buonarroti. O pintor e escultor italiano é o autor das celebradas imagens que enchem o teto da Capela Sistina. Para a exibição foi montada uma versão menor dos andaimes que o artista mandou montar para pintar o teto com seus ajudantes. O público também poderá ver uma réplica da Pietà, a famosa estátua que chegou a ser depredada a marteladas em 1972.

As obras e objetos que compõem a mostra não estão expostas nas coleções do Vaticano (Foto: Soraia Yoshida / Editora Globo)

Da construção da Basílica de São Pedro até a exploração do Novo Mundo, passando pela explosão de criatividade do Renascimento, a mostra chega até a era moderna com a figura de evangelizador e propagador da fé encarnada pelo Papa João Paulo II. Em suas duas visitas ao Brasil, ele mobilizou multidões e quebrou estigmas de um papado distante das massas. Não surpreende, portanto, que João Paulo II ganhe uma galeria especial com um busto, retrato, manto e um molde de sua mão – que poderá ser tocado pelos visitantes. Vem dele, aliás, a citação “A todos aqueles que apaixonadamente procuram novas epifanias da beleza para oferecê-las ao mundo como criação artística”, escreveu em sua Carta aos Artistas. Ou, como o padre Juarez de Castro citou em sua apresentação da mostra: “Ao admirar essas obras, você estarão em contato com o belo, que é uma manifestação de Deus. E Deus é lindo”.
Esplendores do Vaticano De 21/9 a 23/12, seg. a dom. 10h/20h. Ingressos: R$ 44 a R$ 52 (hora marcada e serviço de monitoria). Oca: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, Portão 3. Ingressos na bilheteria ou pelo telefone 4003-5588 ou pela internet Ticket4Fun.  ticketsforfun.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário