quinta-feira, 31 de maio de 2012


BELO HORIZONTE
Mineirão - Estádio Governador Magalhães Pinto
Com obras dentro do cronograma e investimentos em andamento em várias áreas, Belo Horizonte foi confirmada, em 20.10, como uma das sedes de destaque na Copa do Mundo da FIFA 2014. O Mineirão estava com 55% das obras concluídas em abril, segundo o “3º Balanço da Copa”, exatamente o percentual previsto para o período.
A capital mineira receberá seis jogos do Mundial. Uma das semifinais está reservada para o Mineirão. Mais do que isso, a cidade é candidata a receber a primeira partida eliminatória da Seleção Brasileira no torneio, pelas oitavas de final. Isso ocorrerá se a equipe nacional conquistar o primeiro lugar na fase de grupos. Belo Horizonte também é uma das quatro sedes confirmadas na Copa das Confederações, evento-teste para o Mundial realizado em 2013. Serão três jogos em Minas, incluindo uma das semifinais.
Inaugurado em 1965, o Mineirão pertence ao governo estadual e representou um fator fundamental para a ascensão do futebol mineiro e dos três principais times de Belo Horizonte – Atlético, Cruzeiro e América. Foi nele que craques como Tostão, Dirceu Lopes, Piazza, Reinaldo e Dario, entre outros, alcançaram projeção.
As obras de reforma e modernização foram iniciadas em 2010, com base em um modelo de gestão compartilhada que envolve o governo do estado, a iniciativa privada e os clubes da capital, com conclusão prevista para dezembro de 2012.  O projeto tem investimento de R$ 695 milhões, sendo R$ 400 milhões de financiamento do BNDES.
Sylvio Coutinho/Secopa-MG
Sylvio Coutinho/Secopa-MG#

Entre outras melhorias, o projeto prevê o rebaixamento do campo – para que os espectadores fiquem mais próximos do espetáculo –, recuperação estrutural, instalação de telões e construção de novos acessos à arena, vestiários, 68 banheiros e 28 lanchonetes, arquibancada VIP com mais de 6 mil assentos.
O novo estádio ainda terá 90 camarotes privativos, restaurante panorâmico e estacionamento com 2 mil vagas cobertas e 600 descobertas. A capacidade passa de 76 mil para 64 mil pessoas. O setor de imprensa terá estrutura para receber 3 mil jornalistas, com estúdios, sala de conferência e área para entrevistas. A cobertura do estádio permitirá a captação de energia solar, como parte do objetivo de conquistar a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), que classifica o empreendimento como ambientalmente sustentável.
AEROPORTO RENOVADO
Até dezembro de 2013, a previsão é de que sejam concluídos os trabalhos no terminal de Confins. A ação  inclui reforma e ampliação da pista de pouso e do sistema de pátios, implantação do terminal remoto, ampliação do estacionamento de veículos e adequação do sistema viário. O investimento total estimado é de R$ 508,7 milhões.
MOBILIDADE URBANA
As oito obras de mobilidade urbana estão em andamento. Ao todo, o investimento na área será de R$ 1,389 bilhão, com R$ 1,023 bilhão de financiamento federal. Os projetos incluem três Bus Rapid Transit (BRT); três vias; uma central de monitoramento; e um corredor exclusivo de ônibus. O Aeroporto de Confins receberá três obras de terminais de passageiros: duas reformas e a construção de um novo terminal. O custo previsto é de R$ 509 milhões.
O primeiro trecho de BRT é o Antônio Carlos/Pedro I, que terá 16 quilômetros de extensão, 25 estações e duas faixas exclusivas para ônibus em cada direção. A estimativa é de que o trecho atenda a uma demanda de 20 mil passageiros por hora.
O segundo trecho passa pelo centro da cidade e tem 7,6 km de extensão. O terceiro é o BRT Cristiano Machado, que prevê 16 terminais de embarque e desembarque e visa contribuir com a redução do volume de tráfego do corredor Antônio Carlos.
O corredor de ônibus Pedro II, umas das mais importantes vias de acesso ao complexo Mineirinho/Mineirão, também receberá uma linha de BRT, com faixa exclusiva para os ônibus em cada direção e faixas adicionais para ultrapassagem nas estações. A linha será operada com ônibus articulados. Terá 12 quilômetros de extensão e 17 estações.
A Via 210, que também consta na Matriz de Responsabilidade, é a ligação da Via do Minério, no Barreiro, à Avenida Tereza Cristina, pela Via 210, obra que também consta na Matriz de Responsabilidade. A via terá 1,6 km com corredor de ônibus e ligará a região do Barreiro ao centro da cidade e ao sistema de metrô. Outra via que terá obras é a 710, cujo traçado integra os bairros da região nordeste e o BRT Cristiano Machado. As avenidas Boulevard Arrudas e Tereza Cristina receberão tratamento paisagístico e implantação de ciclovia. Ao todo, o investimento é de 1,348,2 bilhão, valor dividido entre governo local e governo Federal.
Reportagens recentes sobre o tema:
GALO, RAPOSA, COELHO
Dos times que movimentam a paixão mineira pelo futebol, o mais antigo é o Atlético Mineiro, que surgiu em 1908, da empolgação de estudantes com o novo esporte. É o clube local de maior apelo popular e maior campeão estadual, com 39 títulos – o Cruzeiro soma 35. Também foi o primeiro time a ganhar o Campeonato Brasileiro, em 1971. O Galo também é bicampeão da Copa Conmebol em 1992 e 97.
Em 2 de janeiro de 1921, foi fundada oficialmente a Societá Sportiva Palestra Italia, que passou passou a se chamar Palestra Mineiro, por causa da 2ª Guerra Mundial. A ideia de transformar a equipe em uma entidade totalmente brasileira foi concretizada em 1942, batizada como Cruzeiro Esporte Clube, uma homenagem à constelação do Cruzeiro do Sul, um dos símbolos da pátria. O time azul celeste passou a ser o clube mineiro mais vitorioso.
Tem no currículo duas Libertadores, o tetra da Copa do Brasil e dois campeonatos brasileiros. Outro time de grande tradição é o América. Apelidado de “coelho” pela torcida. É o único dos três a conseguir 10 conquistas estaduais seguidas, de 1916 a 1925.

HORIZONTE EMOLDURADO
Uma das primeiras cidades planejadas do País, Belo Horizonte cresceu emoldurada pelas curvas da Serra do Curral e transformou-se numa metrópole de ruas arborizadas e traços arquitetônicos singulares, com destaque para o Complexo da Pampulha e a Praça da Liberdade.
Os dois cartões-postais revelam partes da história da capital e de Minas Gerais, um estado que liderou o primeiro movimento pela independência do Brasil: a Inconfidência Mineira, no fim do século 18. E, nesse movimento, surgia Belo Horizonte.
Em 1701, o bandeirante João Leite da Silva Ortiz chegou à serra de Congonhas. Em lugar do metal, encontrou uma bela paisagem, de clima ameno e próprio para a agricultura.
Em 1897, Belo Horizonte tornou-se capital de Minas Gerais. Na recém criada República Federativa do Brasil, refletiu uma invenção política, com traçado urbano feito aos moldes de Paris e Washington, onde viveriam 250 mil habitantes.
Hoje com 1,4 % do PIB nacional e 2,4 milhões de habitantes, a cidade é o centro de uma região metropolitana de 4,5 milhões de habitantes. Ostenta Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de 0,839 – elevado, segundo critérios da ONU –, e abriga o quinto maior parque produtivo da América do Sul.
A rede hoteleira oferece mais de 23 mil leitos. Para a Copa, as ações previstas alcançam, levando em conta todos os setores envolvidos, o valor estimado de R$ 2,35 bilhões.
RAIO-X
Área: 330,954 km²
População: 2,4 milhões de hab.
PIB: R$ 32.725.361 mil
Fuso Horário:  GMT -3 horas

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