quinta-feira, 31 de maio de 2012


Paulistas inovam para aproveitar Copa do Mundo

Matriz de Competitividade está disponível para empresas que querem se avaliar

Da Agência Sebrae de Notícias
 Shutterstock
A dois anos da Copa do Mundo, os empreendedores paulistas já desenvolvem projetos para aproveitar as demandas geradas pelo evento. Segundo o Mapa de Oportunidades, elaborado pelo Sebrae, o mundial de futebol deverá impactar cerca de 300 mil micro e pequenas empresas (MPE) paulistas de todos os setores da economia. A cidade de São Paulo, por exemplo, deve receber cerca de 258 mil turistas estrangeiros e aproximadamente 1,2 milhão de visitantes nacionais, de acordo com o Ministério do Turismo.

Melhorar ainda mais a credibilidade do estabelecimento foi uma das estratégias do empresário Sauro Scarabotta, proprietário do tradicional restaurante Friccó, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. A casa está prestes a obter a certificação no Programa Alimento Seguro do Sebrae. “A Copa do Mundo é uma mola que pode impulsionar os negócios. São Paulo é uma cidade internacional e a cada dia está mais globalizada. Com a certificação, acredito que o Friccó terá mais um diferencial competitivo”, disse o chef de cozinha italiano. Scarabotta também traduziu o cardápio para três idiomas (português, inglês e espanhol) e tem em sua equipe alguns funcionários bilíngues.

O português Manuel Fernandes Cardoso, da Bia Baby, na zona norte da cidade, também aposta no evento esportivo. Ele estabeleceu parcerias para criar produtos para bebês. “Vamos fazer babadores, travesseiros e outros objetos personalizados com o tema do mundial”. A estabilidade econômica somada às oportunidades de novos negócios e à Copa são os principais motivadores do empresário para investir em novos produtos. “A presidente Dilma Rousseff dá confiança ao mercado quando toma atitudes como diminuir os juros e a carga tributária e combater a burocracia. Isso contagia as pessoas”, afirmou.

Diagnóstico

Uma ferramenta desenvolvida pelo programa Sebrae 2014 auxilia os empresários a medir o nível de competição dos seus empreendimentos. A Matriz de Competitividade emite um diagnóstico e imediatamente orienta sobre soluções que a instituição oferece para melhorar o desempenho da empresa.

Em São Paulo, o Sebrae desenvolve a ferramenta em empresas dos 10 setores listados pelo Mapa de Oportunidades para a Copa do Mundo de 2014 – agronegócio, comércio varejista, construção civil, madeira e móveis, economia criativa (artesanato, gastronomia, entretenimento, entre outros), moda, serviços, tecnologia da informação e comunicação (TIC) e turismo. O diagnóstico foi elaborado pela instituição, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Outra ação do Sebrae para preparar os empreendedores com foco na Copa do Mundo será um seminário que abordará a expectativa dos turistas estrangeiros em relação ao Brasil e como uma empresa pode inovar tendo a sustentabilidade como base. “O mundial representa uma oportunidade de crescimento da competitividade empresarial”, afirma José Bento Desie, consultor do Sebrae em São Paulo. Ele antecipa algumas dicas para quem quer prosperar com a competição. “Para ser competitiva, a empresa precisa focar em quatro temas principais: gestão, inovação, sustentabilidade e mídias sociais". 

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