O Jaguar E-Type, produzido de 1961 a 1975, é um dos maiores clássicos dos esportivos de luxo feitos na Inglaterra. Para quem admira o design dessa máquina histórica, surge um autêntico tributo (não confundir com imitação): o Lyonheart K. Criado em 2011 como carro-conceito em versão única, ele passará a ter produção comercial: 50 unidades devem ser montadas, com entrega aos compradores prevista para daqui a um ano e meio. O preço anunciado inicialmente é de £ 415 mil (cerca de R$ 1,27 milhão).
O design do Lyonheart K é da empresa suíça Classic Factory, mas toda a produção será feita artesanalmente na fábrica montada na cidade de Coventry, na Inglaterra – para legitimar o modelo como um herdeiro espiritual e totalmente britânico do Jaguar E-Type.
Ao promover sua criação, Robert Palm, CEO da Classic Factory, afirma: “O design do Lyonheart K reflete o melhor do que é britânico: cool, elegante, refinado e reservado, porém poderoso e dinâmico”.
Além do design, o Lyonheart terá um motor V8 que promete fazer de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, com limitação eletrônica de velocidade a 300 km/h. Os materiais usados são fibra de carbono, couro, aço polido, alumínio escovado, metal cromado e madeira envernizada. Nesse período de pré-venda, os clientes poderão pedir adaptações de detalhes (como a utilização de iniciais na pintura ou no verniz do painel) e materiais do acabamento interior para personalizar o carro.
Outras novidades
Bentley do jubileu da rainha
Marca subsidiária da Rolls-Royce da década de 1930 até 1998, quando foi adquirida pela Volkswagen, a Bentley é uma tradicionalíssima fornecedora de imponentes carros para a nobreza e as elites britânicas. Para celebrar
o jubileu de diamante da rainha Elizabeth II (seu reinado completa 60 anos), a montadora lançou uma edição limitada de 60 unidades do Bentley Mulsanne. Os acabamentos internos têm detalhes como o uso de ouro nas costuras dos encostos de cabeça e na mesa da traseira dessa limusine.
Aston Martin Dragon 88
Ainda no tema “luxo britânico”, a Aston Martin apresentou no Salão
do Automóvel de Pequim a série limitada Dragon 88, aplicada a três modelos de esportivos da empresa. Antes que você se anime a sonhar em ter um, a má notícia: as 88 unidades da máquina serão vendidas apenas na China, em comemoração ao Ano do Dragão. Entre outros mimos, bancos dourados, encostos de cabeça com dragões bordados e o emblema da Aston Martin de ouro 24 quilates.
Bugatti Veyron de porcelana
Apenas uma unidade fabricada. E com preço estratosférico de € 1,65 milhão (cerca de R$ 5 milhões). Mas o modelo especial Bugatti Veyron “L’Or Blanc” (ouro branco) com porcelana na carenagem foi uma das novidades mais impressionantes do Salão do Automóvel de Pequim. O projeto foi desenvolvido pela Bugatti em parceria com a tradicionalíssima e requintada Königliche Porzellan-Manufaktur, de Berlim, empresa de porcelanato que existe desde o século 18.
Toyota Dear Qin
Mais uma novidade apresentada em Pequim. Por enquanto, o Dear Qin é apenas um conceito lançado pela gigante japonesa Toyota. Mas o mercado aposta que é o grande carro globalizado que a empresa quer botar no mercado (e nas ruas) do mundo todo em 2013. Por enquanto,  a Toyota mantém segredo sobre os detalhes técnicos do desempenho do Dear Qin. O primeiro bote foi mesmo exibir o novo conceito de design desse modelo, em versões sedã (quatro portas) e hatch (cinco portas).
Matéria publicada na Revista VIP de junho de 2012.
Share