Brasil encanta o Chile na largada do tour promocional
© FIFA.com
A campanha de divulgação turística da Copa do Mundo da FIFA 2014, batizada de "Goal to Brazil", fez a sua primeira parada em Santiago, no Chile, com um evento que reuniu representantes do governo brasileiro, das 12 cidades-sede do torneio e dos respectivos estados no último dia 5 de junho. Brasília foi a convidada de honra da exposição realizada no W Hotel para promover as atrações de que os torcedores poderão desfrutar na visita ao país durante o Mundial.
Um dos destaques do evento foi a exibição de um cativante filme de divulgação para mais de 400 convidados, entre autoridades, agentes de turismo e investidores, que também puderam apreciar comidas e músicas típicas do Brasil, roupas tradicionais e uma maquete da Eco Arena de Brasília.
Organizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a exposição tem o objetivo de promover a cultura e os atrativos do país, utilizando a maior festa do futebol como plataforma. Para isso, serão percorridas outras 13 cidades da América e da Europa até maio de 2013.
O presidente da Embratur, Flávio Dino, explicou a decisão de iniciar a turnê pela capital chilena. "OChile é o sexto país que mais envia turistas ao Brasil, e um dos nossos objetivos com a Copa do Mundo é ampliar a integração latino-americana. Além disso, estamos avançando com as obras do corredor Pacífico-Atlântico, que ligará Antofagasta (norte do Chile) ao Paraná (sul do Brasil)."
Também presente ao evento, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, recordou o passado para justificar a escolha de Santiago. "A Copa do Mundo que o Brasil ganhou noChile em 1962, quando foi bicampeão, ainda é lembrada pelo carinho que a seleção recebeu", disse. "Queremos retribuí-lo acolhendo o Chile de braços abertos. A Copa de 2014 não estará completa sem a seleção chilena, e eu particularmente gostaria que ela chegasse à final contra o Brasil", completou o secretário, cortejando a atual líder das eliminatórias sul-americanas.
Grandes expectativas
Brasil espera receber 600 mil visitantes estrangeiros apenas durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, embora ainda mais relevante seja a estimativa de três milhões de brasileiros que deverão se deslocar às cidades-sede para acompanhar as partidas.
Uma das palestras do dia esteve a cargo de Jean-Edouard Courcier, diretor do Programa de Hospitalidade da FIFA, que apresentou alguns números dos preparativos voltados aos torcedores, incluindo os 3,2 milhões de ingressos disponíveis para os 64 jogos do torneio, que terá lugar entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. Os bilhetes estarão à venda pelo FIFA.com.
Courcier também destacou os quatro pacotes de hospitalidade criados para o Brasil 2014 (Aquarela, Fase Final, Sedes e Seleções) e as diversas atividades organizadas para os torcedores, tanto dentro como fora dos estádios, tudo sob o conceito "Juntos num só ritmo". O diretor recordou que uma pesquisa realizada pela FIFA revelou um índice de 97% de satisfação entre as pessoas que foram aos estádios na África do Sul 2010, número que a organização espera superar no Brasil.
As cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 também mostraram os seus atributos aos visitantes da "Expo F11 Vive Fútbol", feira temática realizada na capital chilena no fim de semana seguinte ao lançamento da campanha "Goal to Brazil". Na ocasião, os encantos do Brasil conquistaram cerca de 20 mil novos apaixonados.