quinta-feira, 12 de julho de 2012


bullet Notícias

Exposição em Londres apresenta o legado urbanístico de Barcelona-92

Imagens estarão à disposição até o dia 28 e mostrarão pontos da capital catalã

Olimpíada de Barcelona é reconhecida pelo legado pós-evento (crédito: R. Roletschek/WikimediaCommons)
O legado urbanístico, econômico e social que os Jogos Olímpicos deixaram em Barcelona, na Espanha, é a base de uma exposição na galeria Roca, em Londres, até o dia 28 de julho.

"A transformação de uma cidade olímpica" é uma exposição fotográfica que mostra os recintos que foram utilizados no evento e as áreas remodeladas na cidade catalã. A galeria pretende mostra ao público britânico a mudança em outra sede dos Jogos, faltando apenas 16 dias para o início de Londres 2012.

"A ideia era mostrar o processo de renovação urbanística de Barcelona a partir das quatro áreas olímpicas da cidade que se regeneraram e até hoje são modelos para outras sedes", explicou à Agência Efe, Diana Argelich, da Fundação Barcelona Olímpica, uma das organizadoras da exposição.

As imagens mostram a Vila Olímpica, a zona de Vall d'Hebron, do parque de Montjuïch, o Palau Sant Jordi, entre outras pequenas amostras da alteração da fisionomia da cidade espanhola.

"Foi uma mudança total da cidade. Houve um antes e depois. Aqui em Londres tentam fazer algo similar. Há preocupação com o legado dos Jogos e por isso tomam Barcelona como modelo", explicou Josep Manuel Suàrez, delegado da Generalitat da Catalunha em Londres.

Os visitantes ainda podem assistir a um vídeo onde é mostrada a evolução urbanística de algumas zonas da cidade, a construção de torres ou a remodelação do Estádio Olímpico Montjuïch.

A exposição seguirá aberta até o dia 28 de julho, um dia depois de inaugurados os Jogos Olímpicos de Londres, no Estádio Olímpico de Stratford, região degradada, que está sendo recuperada para o evento poliesportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário