segunda-feira, 25 de junho de 2012


Arquitetura colonial italiana no Rio Grande do Sul

"Um ciclo cultural desenvolvido na região de imigração italiana do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 1875 e 1960, representa um legado arquitetônico considerável e de feições originais, que apenas há pouco tempo vem tendo sua importância reconhecida.

casas1

Como consequência, boa parte das edificações do período colonial desapareceu sob a onda de progresso e aculturação da segunda metade do século XX em diante, embora a consciência dessa herança esteja lentamente a emergir entre os descendentes dos imigrantes e nas instâncias oficiais, que começam a desenvolver vários planos de recuperação e preservação dos exemplares sobreviventes."

casa3
A maioria das casas no interior de Guaporé já não possuem mais estas características, sendo as originais substituídas por outros tipos de construções, parecidas em formato, mas muito menores em tamanho. As fotos desta galeria dão uma idéia de como é constituída a arquitetura residencial atual no interior de nosso município. Outros aspectos interioranos também são abordados nas fotos desta galeria.

casa2

Redação Somos do Sul
Texto e imagens gentilmente cedidos pelo site Caminhos de Guaporé

Nenhum comentário:

Postar um comentário