terça-feira, 26 de junho de 2012


correio
A equipe do Somos do Sul visitou o imponente prédio histórico dos Correios no centro de Porto Alegre. Assim que se sobe as escadarias e adentra ao prédio o que se vê por todos os lados são lembranças de um passado distante e muito importante para o Rio Grande do Sul.

relogio1

A história relata que no início do século XX, o Centro de Porto Alegre, em forma de península, estava acanhado para ser a capital do Estado. Repartições públicas espremiam-se entre prédios antigos, e as ruas estreitas eram compartilhadas por carroças e pelos recém-chegados automóveis. 

Em 30 de setembro de 1910, iniciaram-se as obras dos Correios e Telégrafos sob a responsabilidade do escritório de projetos e construções do Engenheiro Rodolfo Ahrons, formado pela Escola Politécnica de Berlim. O projeto do prédio foi do arquiteto Theodor Wiederspahn, em estilo neobarroco alemão.

relogio2
A inauguração do prédio, às 11 horas, do dia 21 de abril de 1914, foi prestigiada pelas mais graduadas autoridades da cidade e agradou a todos que lá compareceram, fato relatado pela imprensa local. As solenidades foram realizadas no gabinete da administração e coordenadas pelo Administrador dos Correios, Luiz da Silveira Nunes, seu dirigente de 1901 a 1914.

relogio3
Em 1980, o prédio foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em 12 de setembro de 1996, foi celebrado convênio entre o governo federal e o estadual, ficando acordado que o prédio abrigaria o Memorial do Rio Grande do Sul e vários espaços culturais, onde a história do Estado seria exposta por meio de uma concepção museográfica moderna. Finalmente, em 26 de junho de 2000, após uma recuperação total das instalações, o Memorial foi inaugurado.
Atualmente, além de contar com um riquíssimo acervo da história estadual, abriga o Arquivo Histórico, o Espaço Cultural dos Correios, a Agência Filatélica, a Seção Filatélica e um Auditório.

relogio6

O Relógio
Após conferirmos os acervos históricos fomos gentilmente acompanhados pelo sr. Ezequiel, que faz a segurança do local, até a torre do relógio. Lá do alto tivemos uma vista privilegiada do centro histórico de um lado e do Guaíba do outro. Subimos por uma estreita escada com bastante dificuldade, mas o esforço foi compençado por estarmos em um lugar que poucos estiveram, e presenciamos o maquinário do relógio em pleno funcionamento, era possível ouvir o forte ruído do "tic tac"  das engrenagens.

relogio8

Enfim foi um passeio com ar de aventura que a equipe Somos do Sul deixa aqui registrada e não esqueça ao visitar Porto Alegre não deixe de conferir o Prédio Histórico dos Correios com seu imponente relógio.

relogio7
Redação e imagens Somos do Sul
Com Informações do Site dos Correios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário