domingo, 24 de junho de 2012


Teatro da Vertigem carrega plateia pelas ruas do Bom Retiro

O espetáculo Bom Retiro 958 metros propõe um insólito passeio noturno pelo bairro de comércio popular

http://www.camisasmyway.com.br/

Teatro da Vertigem: montagem instigante convida plateia a caminhar pelo Bom Retiro (Foto: Flavio Morbach Portella / Divulgação)
Por Maria Fernanda Vomero

Quando cai a noite, as concorridas lojas populares fecham suas portas, o fluxo de transeuntes diminui e o Bom Retiro ganha outra cara. Dá para notar as rodinhas de coreanos aqui e ali, um ou outro boliviano que caminha pelas vias silenciosas, moradores de rua em busca de uma soleira para dormir e idosos conversando na entrada de seus sobrados. A sensação é de que todos conhecem os segredos escondidos atrás das vitrines, dos velhos edifícios e das janelas à meia-luz, mas não podem revelá-los.
Em busca dessas histórias ocultas, o paulistano Teatro da Vertigem adiciona as ruas do bairro multiétnico à sua lista de palcos incomuns – da qual fazem parte uma igreja (em O paraíso perdido, 1992), um hospital (O livro de Jó, 1995) e um presídio (Apocalipse 1, 11, 2000) desativados, além de um barco navegando no Tietê (BR-3, 2006) e andaimes suspensos no Sesc Paulista (Kastelo, 2010). Do Lombroso Fashion Mall a um teatro abandonado, Bom Retiro 958 metros conduz o público numa caminhada envolta pela crítica social e pelo delírio.
Ao longo do trajeto, surgem os personagens criados por meio de um processo colaborativo entre os atores, o diretor Antônio Araújo e o dramaturgo Joca Reiners Terron. Há desde uma desconfiada e misteriosa mulher, que alude aos imigrantes judeus estabelecidos na região, até os consumidores de crack, instalados mais recentemente. Como de hábito, o uso de espaços não convencionais para a criação cênica traz riscos. Às vezes, o ritmo se perde ou certas cenas acabam não se resolvendo. Ainda assim, o resultado é um espetáculo provocador – e necessário.
BOM RETIRO 958 METROS De 15/6 a 30/9, qui. a sáb. 21h; dom. 19h (recomenda-se chegar 15 min. antes para ir até o ponto de partida). Oficina Oswald de Andrade: R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3255-2713. Gênero: drama. Duração: 110 min. Classificação: 16 anos. Ingressos (só antecipados): R$ 30. Onde comprar: com taxa pelo 4003-5588 ou pelo ticketsforfun.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário