terça-feira, 26 de junho de 2012


poa
A arquitetura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, como acontece com outras cidades modernas, mas dotadas de alguma história, é um mosaico de estilos antigos e modernos. Essa característica se mostra mais visível no centro da cidade, o centro histórico, onde sobrevivem alguns exemplares de arquitetura do século XIX e do período chamado áureo da arquitetura portoalegrense, entre 1900 e 1930, aproximadamente. Entretanto, muito das edificações mais antigas desapareceu ao longo do século XX para dar lugar a uma urbanização de linhas modernistas. Hoje, Porto Alegre divide sua atenção entre a preservação do seu patrimônio histórico e a renovação de sua paisagem urbana com exemplares significativos de arquitetura contemporânea, fazendo face aos desafios de crescimento de uma das maiores capitais do Brasil, atualmente com quase 1,5 milhões de habitantes.

moderno6

O Paço Municipal

pref3
Um exemplo de patrimônio histórico é o prédio do Paço Municipal, o edifício foi tombado pelo município em 21 de novembro de 1979 e passou por uma reforma total em 2003, adaptando-se diversos espaços internos para exposições de arte e para guarda do Acervo Artístico da Prefeitura de Porto Alegre.

pref1
No largo à sua frente está instalada a Fonte Talavera de La Reina, doada pela colônia espanhola em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, também um monumento tombado que, infelizmente, já foi depredado diversas vezes.

pref4

Veja a galeria de fotos e observe a mescla de arquitetura antiga e contemporânea em Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário