terça-feira, 12 de junho de 2012


banner_a_noite.jpg
Drinks para Sônia Braga, Caetano Veloso e Tarsila do AmaralPDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
À Noite Drinks do Derivan
Escrito por Mestre Derivan http://www.camisasmyway.com.br/ 


Sônia Braga

Gabriela (Tom Jobim)

Vim do norte vim de longe
De um lugar que já nem há
Vim dormindo pela estrada
Vim parar neste lugar
Meu cheiro é de cravo
Minha cor de canela
A minha bandeira
É verde e amarela (...)


Drink Sônia Braga_2 

O nosso poeta maior, Tom jobim, quando criou estes versos foi para qual das musas? Tieta ou Gabriela? Creio que aquela que o inspirou foi a morena com cor e sabor bem brasileiro.

O mundo se rendeu e se rende até hoje a essa morena da cor do pecado, do cheiro da relva, aquela que todos sonham . Sim, é ela: Sônia Braga! 

A musa inspiradora deste cocktail tem aguardente de banana, com seu sabor bem brasileiro, a misturar com o aperitivo de maçã, a mesma maçã que nos leva ao pecado.  Aqueço o coração com vinho do porto, perfumo tudo com cravo e canela , vem vem ver Gabriela...



Sônia Cravo e Canela

Ingredientes:

• 40 ml de Musa banana ouro• 20 ml de St. Remy • 30 ml de vinho do porto • cravo e canela em lascas a gosto.

Modo de preparar: 
Em um copo old fashioned coloque gelo e, em seguida, os outros ingredientes. Misture bem e decore com cravos e canela em lascas.



Caetano Veloso

London, London (Caetano Veloso)
I'm wandering round and round, nowhere to go
I'm lonely in London, London is lovely so
I cross the streets without fear
Everybody keeps the way clear
I know I know no one here to say hello
I know they keep the way clear (…)



Londres, Londres
Estou vagando, dando umas voltas, sem direção
Estou solitário em Londres, Londres é amável assim
Cruzo as ruas sem medos
Todo mundo deixa o caminho livre (...)


Drink Caetano Veloso_3


Assim cantou Caetano Veloso em seu exílio em Londres. No período que esteve em Londres ele teve contato com as bebidas e comidas típicas dos ingleses.

Este cocktail, que homenageia o grande expoente da musica brasileira, nos remete a fazer uma mistura que retrata aquele momento vivido em Londres  por Caetano Veloso.

Neste cocktail começamos com o London Dry Gin, fonte de orgulho dos ingleses – e como que agradecer pela hospitalidade a nosso ídolo, ele é usado somando a ele uma pitada enorme de saudade –, usamos o kaly guaraná, que conforta o coração de Caetano, e o champanhe é o grande momento da comemoração a volta ao Brasil.

Não se toma champanhe para chorar e sim para comemorar. Por último colocamos o Umbu – jamais poderíamos esquecer da Bahia, aqui representada por sua fruta típica. 



Cocktail London, London
Ingredientes:
• 40 ml de gin; • 20 ml de kaly guaraná;• 40 ml de Champagne  brut;• umbu. 

Modo de preparar: 
Em um copo flute, coloque uma pedra de gelo. Em seguida, coloque o gin, o kaly guaraná e complete com o espumante. Misture bem e decore com pedaços de umbu.





Drink Tarsila do Amaral_4



Tarsila do Amaral

Na década de 20, o casal Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, dois dos principais protagonistas do Movimento Modernista brasileiro, viviam em Paris.

Um dos frequentadores assíduos da residência dos dois era o pintor catalão Pablo Picasso, que lá teria conhecido e se apaixonado pela cachaça graças ao emprenho de Oswald em divulgar os produtos genuinamente nacionais.

Conta-se que Tarsila do Amaral, na década de 20, organizava grandes feijoadas na capital francesa – ela conseguia o feijão em mercadinhos locais. Mas a cachaça para a caipirinha chegava do Brasil, rotulada como “produto de beleza” para passar pela alfândega francesa.


Para homenagear a nossa importante artista criadora de obras maravilhosas e imortais, como “A Negra” (1923), “Abaporu” (1928), “Batizado de Macunaíma (1956), e tantas outras obras, a mixologia de um simples mortal barman me faz um pretensioso, ousado a criar algo simples (o drink "Caipirinha 
 Produto de beleza), porém como a nossa homenageada – presente nos quatro cantos do mundo e que, com certeza, agradaria ao ilustre casal Tarsila e Osvaldo. 


Caipirinha – Produto de beleza
Ingredientes:
• 50 ml de cachaça; • 1 limão cortado em cubos ou rodelas; • 1 colher de mel.

Modo de preparar: 
Em um copo para caipirinha, coloque o limão e o mel. Pressione, coloque a cachaça e misture bem. Complete com gelo e decore com uma palmeira.

Confira também:
Misturas perfeitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário