quarta-feira, 6 de junho de 2012


Mostra Black traz luxo e decoração em espaço modernista

A mostra traz 22 ambientes criados por Ana Maria Vieira Santos, Gilberto Elkis, João Armentano, Jorge Elias, Roberto Migotto e Sig Bergamin em uma casa no Alto de Pinheiros

http://www.camisasmyway.com.br/

Ambiente criado por David Bastos para a Mostra Black (Foto: Lufe Gomes)
Por Soraia Yoshida / Fotos: Lufe Gomes
A casa modernista da Professor Fonseca Rodrigues, na esquina da rua Orobó, no Alto de Pinheiros, nunca viu uma movimentação igual. Sig Bergamin, João Armentano, Jorge Elias, Roberto Migotto, Ana Maria Vieira Santos, Guilherme Torres e mais 20 profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo passaram dias mergulhados na criação de ambientes que os paulistanos poderão conhecer a partir desta terça-feira (22/05). A Mostra Hyundai Black abre sua segunda edição com uma proposta de apresentar tendências contemporâneas, uma boa mistura de pop e luxo e mais espaço para a arte. E se há uma palavra que pode definir bem o evento é escolha.
Ela começa casa modernista da década de 1960, localizada em um terreno de 5.100m², projetada pelos arquitetos Raimundo da Rocha Diniz e Sidonio Porto. O imóvel que recebeu um revamp geral representa uma escolha feliz que serviu de inspiração a uma boa parte dos decoradores, arquitetos e paisagistas. “Visualizando a arquitetura modernista, com linhas muito retas, eu desenhei um jardim de formas mais orgânicas para valorizar esse contraste”, diz o paisagista Gilberto Elkis. No ambiente criado por Guilherme Torres, houve a preocupação de usar o mesmo mármore vindo de uma jazida no Paraná, a mesma de onde foi extraído material para a construção de Brasília.Na saleta assinada pelo designer de objetos Rodrigo Almeida, que pela primeira vez cria um ambiente, uma serigrafia de Roberto Burle Marx foi o ponto de partida para explorar pintura em azulejos e até quadros em cerâmica. “Fiz uma releitura do trabalho dele para trazer outras tendências para o espaço”, diz.
Living assinado por Roberto Migotto para a Mostra Black (Fotos: Lufe Gomes)
A opção pela arte vai de ousadas estruturas nas paredes a obras espalhadas por todas as salas, algumas criadas especialmente para o evento, como as interpretações sobre Mondrian no ambiente de Christina Hamoui. A profusão de pinturas, fotografias, esculturas e peças de antiquário está presente em livings assinados por André Piva, Fernanda Marques, Sig Bergamin, Roberto Migotto, Beto Galvez e Nórea de Vitto, entre outros. “A proposta da arte também reforça esse ambiente contemporâneo”, diz Nórea.
Para acolher o grupo de criadores, os organizadores optaram pela construção de um anexo, onde se encontra também o restaurante que será comandado pelo Terraço Itália com um menu especial para o evento. Ali também, ainda que de maneira mais sutil, está evidente a busca pelo design, pelo uso de madeira que aparece em praticamente todos os ambientes. A junção dos espaços é costurada pelo jardim de Rodrigo Oliveira, que faz com que o verde pareça pronto a invadir uma sala, em outros momentos destacando um elemento de arquitetura ou desenvolvendo uma noção de profundidade para guiar o visitante até o final da exposição. Sem que este se sinta enfrentando uma maratona, o que comprova a escolha acertada do curador, Sergio Zobaran, e de Raquel Silveira, idealizadora da mostra, pelo conceito de que menos é mais.


Hyundai Mostra Black De 22/05 a 24/06. Rua Professor Fonseca Rodrigues, 664 (esquina com R. Orobó, 767), Alto de Pinheiros. Ingressos a R$ 100. www.mostrablack.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário