quinta-feira, 7 de junho de 2012


 Notícias

Trecho do BRT Transoeste é inaugurado no Rio

Inicialmente, linha terá nove estações e 11 ônibus circulando; primeira fase será entregue em agosto

BRT Trnasoeste começou a operar nesta quarta-feira (6) (crédito: Prefeitura do Rio/Divulgação)
Parte do BRT Transoeste, que ligará os bairros Barra da Tijuca e Santa Cruz, no Rio de Janeiro, foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (6). A operação começou a estação Pingo D'Água, em Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense. O evento contou com a presença do governador Sérgio Cabral e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inicialmente, a linha vai operar fora dos horários de pico, entre às 10h e 15h, com nove estações (Pingo d’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada) e 11 ônibus circulando em um intervalo de 10 minutos.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, todo o percuso previsto na primeira fase da obra será liberado no dia 4 de agosto deste ano. No total, o trecho terá 40km de extensão e 31 estações.

Orçado em R$ 800 milhões, a linha vai transportar 220 mil pessoas por dia, atravessando sete bairros cariocas (Barra da Tijuca, Santa Cruz, Campo Grande, Inhoaíba, Cosmos, Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes).

A passagem custa R$ 2,75 e só pode ser comprada nas bilheterias das estações. O passageiro também pode usar o Bilhete Único carioca. O BRT, segundo a prefeitura, deve tirar de circulação 26 linhas convencionais. Não há, no entanto, prazo definido para os ônibus convencionais pararem de circular.

Segundo o prefeito, o trecho Santa Cruz-Campo Grande, que foi incorporado ao projeto original somente no ano passado, deve ficar pronto em agosto de 2013. A linha terá 56 km de extensão e 63 estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário