terça-feira, 10 de julho de 2012


Fellini por inteiro

As influências, as mulheres, os bastidores dos filmes e os desenhos do diretor italiano estão reunidos em Tutto Fellini, no Sesc Pinheiros

CINEMACULTURAEXPOSIÇÃO - - 10/07/2012

Detalhe do cartaz de Noites de Cabíria, do diretor italiano Federico Fellini (Foto: Acervo pessoal / Divulgação)
Por Maria Fernanda Vomero
O italiano Federico Fellini (1920-1993) era um ragazzo de 19 anos quando chegou a Roma, deixando para trás Rimini, a cidade à beira-mar onde nasceu. Na bagagem, memórias de uma infância povoada por tipos incríveis, um olhar ao mesmo tempo perspicaz e satírico para a realidade e um grande talento como cartunista. Trabalhou em rádio e contribuiu com vários roteiros cinematográficos – como os de Roma, Cidade aberta(1945), e Paisà (1946), ambos de Roberto Rossellini –, antes de codirigir seu primeiro filme, Mulheres e luzes, em 1950.
O ator Marcelo Mastroianni e o diretor Federico Fellini nos bastidores de filmagem de 8 1/2 (Foto: Divulgação)
Começava, assim, a profícua trajetória de um dos grandes contadores de causos do cinema italiano e mundial, responsável por filmes clássicos como A doce vida (1960) e Amarcord (1973). Concebida como um passeio visual pelo universo criativo do cineasta, a exposição Tutto Fellini chega à cidade no Sesc Pinheiros, depois de ter sido vista no Rio de Janeiro.
A mostra se guia por quatro núcleos temáticos: “Cultura popular”, com um interessante panorama das influências recebidas pelo cineasta; “Fellini em ação”, sobre os bastidores de suas filmagens; “A cidade das mulheres”, que revela os tipos femininos presentes na obra felliniana; e “A invenção biográfica, com a reunião de desenhos feitos pelo diretor durante 30 anos. A curadoria é do francês Sam Stourdzé, diretor do Museu Elysée Lausanne.
Musa felliniana: Giulietta Masina se casou com o cineasta em 1943; ficaram juntos até a morte dele, 50 anos depois; aqui a atriz aparece sob a direção do marido em cena de A estrada da vida (1954)
TUTTO FELLINI Até 16/9, ter. a sáb. 10h30/21h; dom. 10h30/18h30. Sesc Pinheiros: R. Pais Leme, 195, tel. 3095-9400. Grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário